domingo, fevereiro 19, 2006

Dos elétrons e da teoria do caos

Antes de nada, uma explicaçao rápida: os elçetrons tendem ao estado de menor energia, ou seja, se puderem ficam parados quietinhos sem fazer nada.
Bem, usei dessa explicaçao pra mostrar o quanto sinto, e vejo, que os jovens de hoje - em sua maioria- tendem a inércia, seja por medo de mudar ou simplesmente porque nunca resoloveram viver diferente - mais conhecido como comodismo- para si ou para os outros.
Esta reflexao apareceu, no momento em que estava discutindo política com meus compatriotas e notei a paralisia que brotava de suas palavras. Palavras tais como: " somos um povo que está acostumado a ter uma vida calma, quase egoísta, por que mudar agora?". Por que mudar agora?, esta pergunta me corroe até hoje.
O interessante da conversa é que ela me mostrou que o medo que por estes lados dos pampas se sente, é similar ao dos ñados de lá. Mas afinal, por que mudar?
Napoleao uma vez disse que " quando o povo deixa de reclamar, é porque o povo parou de pensar", imagino que o comodismo que esta criando raízes na nossa geraçao, e na que está vindo, será a causa da nossa maior perda. A perda de confiança. A perda da auto-estima. A perda do pensar.
Nós nao somos capim para curvarnos ante qualquer vento, fraco ou forte, tampouco somos árvores para criarmos raízes e esquecermos de nossos sonhos e desejos. Certa vez um professor meu me disse: " Se você ao olhar o céu à noite é capaz de ver as estrelas, e sabe que elas se encontram a uma distância quase que infinita de nós; porque seus planos devem ser pequenos como graos de areia se você é capaz de ver até o infinito?!"
Mas seria essa a resposta à pergunta dos meus compatriotas, e de mais de mil jovens? Acho que ainda nao.
A resposta para essa pergunta deve ser algo pessoal, uma busca pelo seu verdadeiro desejo. O filósofo Kant dizia que devemos deixar de sermos homens simples e instintivos, e transformarnos no superhomem que nascemos para ser.
Porém ainda assim me pergunto por que mudar?
Acredito que deve-se mudar, pelo simples motivo de que o único legado que teremos serao nossas atitudes para este mundo. Quando nosso filhos, ou os de nossos amigos olharem para trás eles verao o que de nós? Nossos pais lutaram contra a opressao da ditadura, nossos avôs tocaram na Lua e conquistaram o espaço. E nós o que fizemos?
Mas a resposta minha, se pudesse ser dita em uma frase simples seria:
Se você pode brilhar e iluminar o mundo, porque contentar-se apenas com sombras?

----By San-----

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

adorei teu texto... um dia desses eu sem nada pra fazer, achei uma foto do meu avô, tinha a data... 1954 e pensei... como eu queria ter vivido nesta epoca... qndo as coizas realmente aconteciam...ou na da minha mãe... e lutar contra a ditadura... hj ngm nem pensa, nem ao menos conversa sobre politica... como q vão fazer algo? ... dá um puta desespero de pensar que é a real. e enfim... olha eiaoheoiahe a gente se ve na metade do ano ok ? to com saudades de vc´s aí... bjos san.

domingo, 19 fevereiro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

hehehehehehe.....

Essa inércia intelectual pode ter origem no excesso de coisas prontas, superficiais e rápidas, que passam a não deixar marcas de sentimento em cada ser que o presencia. Também pode ter origem no excesso de formas de entretenimento que gera uma certa fuga da realidade, e algumas pessoas preferem permanescer nesse mundo paralelo para evitar se comprometer com os outros e arriscar suas vidas por algo que não consideram ser deles.

Nem sei de onde tirei tudo isso.
Mas falow.

sábado, 25 fevereiro, 2006  

Postar um comentário

<< Home